BLU5959 – Fundamentos de Produção de Cerveja

BLU5959 – Fundamentos de Produção de Cerveja

Uma das primeiras iniciativas empreendedoras dos imigrantes de Blumenau e da região do Vale do Itajaí foram as cervejarias artesanais, que iniciaram suas produções na década pós colonização e desapareceram anos mais tarde, não suportando a concorrência das grandes cervejarias. Em meados da década de 90, as artesanais começam a ressurgir, participando de um movimento de ampliação das atividades econômicas da região (França, 2010).

Atualmente, Blumenau e a região do Vale do Itajaí possuem 15 microcervejarias, além de sediar reconhecidos eventos como o Festival Brasileiro da Cerveja, que em sua última edição contou com 131 cervejarias, 1400 rótulos inscritos, uma rica programação artística e cultural e a Oktoberfest, em sua 34ª edição contou com as cervejarias regionais, entre as artesanais presentes.

Neste contexto, o oferecimento da disciplina de Fundamentos de Produção de Cerveja está alinhada à região tanto no aspecto cultural como no âmbito das iniciativas empreendedoras. Ministrada pelo Prof. Dr. Alfredo A. Muxel, a disciplina tem como objetivo incluir na formação dos estudantes de graduação, conhecimentos sobre todos os aspectos envolvidos na produção de cerveja, desde um resgate histórico da origem da cerveja, conceitos sobre as matérias-primas, estudo das tecnologias envolvidas no processo de produção, cálculos práticos aplicados a cervejaria, noções sobre análise sensorial, entre outros tópicos.

Também faz parte da programação da disciplina uma visita técnica a uma cervejaria da região. Veja as fotos das visita anteriores.

Para acessar a programação completa da disciplina para o semestre 2018/02, clique aqui.

O público-alvo desta disciplina são alunos de graduação da UFSC (como alunos regulares), e também para toda comunidade (como disciplina isolada, conforme resolução N° 017/CUn/97), entusiastas das cervejas artesanais, que desejam aprimorar os conhecimentos Químicos/Técnicos sobre o tema.

A carga horária total do curso é composta por 72 horas/aula presenciais, sendo que destas, 36 horas/aulas são dedicadas a aulas experimentais de análises de controle de qualidade de: matérias primas, processo de produção e produto acabado, que ocorrerão no Laboratório de Química Inorgânica (LABQI) da UFSC – Blumenau.

São apenas 15 vagas e atentem-se aos pré-requisitos exigidos.

Acesse aqui a prévia do plano de ensino 2018/02 da disciplina.

Referências:

FRANÇA, E. J. Formação e Desenvolvimento das Redes de Cervejarias Artesanais no Vale do Itajaí. 2010. Centro de Ciências Humanas e da Comunicação – CFHC, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.