Curso de análise e avaliação sensorial de cerveja

O que é análise sensorial?

Segundo a NBR ISO 5492:2017, publicada pela ABNT em 2017, a análise sensorial pode ser definida como uma disciplina científica usada para analisar, medir e interpretar reações características dos alimentos e dos materiais como são percebidas pelos órgãos da visão, olfato, tato, audição e gustação.

Os métodos de degustação, como forma de análise sensorial de alimentos, foram aplicados pela primeira vez na Europa, com o objetivo de controlar a qualidade de cervejarias e destilarias. Nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, surgiu da necessidade de se produzir alimentos de qualidade e que não fossem rejeitados pelos soldados do exército. A partir desta necessidade surgiram então os métodos de aplicação da degustação, estabelecendo a análise sensorial como base científica. No Brasil, essa prática chegou em 1954 no laboratório de degustação da seção de Tecnologia do Instituto Agronômico de Campinas, São Paulo, para avaliar o café. (Monteiro, 1984; Chaves, 1998).

Como a análise sensorial pode ser aplicada a cerveja?

A análise sensorial em cerveja pode ser aplicada para diferentes objetivos, como, por exemplo, identificar substâncias que são desejáveis em certo produto, visando manter as suas características comerciais, atendendo as exigências dos consumidores. Outra importante aplicação é no controle de qualidade da cerveja, detectando através da análise sensorial substâncias indesejáveis e relacioná-los com o processo produtivo, envase ou armazenamento e entender como melhorar os processos a partir dessa informação. A análise sensorial desempenha também papel de destaque no desenvolvimento de novos produtos.

O que eu aprendo no curso?

O curso de “análise e avaliação sensorial de cerveja” busca um aprimoramento dos sentidos (olfato e paladar) para aqueles que desejam conhecer de maneira mais detalhada e profunda os elementos de aroma e sabor presentes na cerveja. O participante será capacitado para reconhecer determinadas características sensoriais dos diferentes estilos de cerveja e identificar se o produto avaliado possui atributos negativos, alheios ao desejável. O curso também capacita o participante a identificar através da analise sensorial defeitos oriundos do processo de fabricação de cerveja.

Eu preciso ter algum conhecimento prévio para fazer o curso?

Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio para realizar o curso.

O curso é destinado a pessoas que desejam aprimorar o conhecimento técnico sobre a bebida, como um hobby ou  que querem atuar profissionalmente na área, a única exigência é que o participante tenha mais de 18 anos.

Como eu me inscrevo?

O link da inscrição do curso é: inscrições no curso analise-sensorial-de-cerveja

As inscrições iniciam dia 11/04 às 12:00h e se encerram dia 17/04 às 21:00h.

As inscrições serão recebidas pela ordem de inscrição e os selecionados serão contatados via e-mail para confirmar a sua participação.

Os participantes não selecionados ficarão em lista de espera e poderão ser chamados caso haja desistências.

Tem certificado?

Os participantes receberão certificação da UFSC após conclusão do curso observando os seguintes critérios: (1) ter presença durante toda a oferta da carga horária para alcançar a frequência suficiente e (2) tirar nota mínima de 6,0 na avaliação final.

A carga horária total do curso é composta por 16 horas presenciais (dias 23, 24, 25 e 30/04/2024 das 18:00 às 22:00 horas) que ocorrerão no Laboratório de Química Inorgânica (LABQI) da UFSC – Blumenau (Bloco B, sala B10).

A avaliação final será através de uma prova sensorial, onde o participante deverá identificar, uma característica desejável (on-flavor) e uma não desejável (off-flavor) presente em uma amostra. Com identificação do off-flavor, o participante atribuirá a causa no processo de produção responsável pelo defeito no produto.

Acesse aqui o programa do curso.

Quem ministra o curso?

Alfredo Alberto Muxel Doutor em Química Inorgânica – Bioinorgânica (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Ciências Exatas e Educação da UFSC – Campus Blumenau.

Autor do Livro: Química da Cerveja: Uma Abordagem Química e Bioquímica das Matérias-Primas, Processo de Produção e da Composição dos Compostos de Sabores da Cerveja

Referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Análise sensorial dos alimentos e bebidas: terminologia. 1993. 8 p.
CHAVES, J. B. P. Análise sensorial: histórico e desenvolvimento. Viçosa: Editora UFV, 1998. 31 p, (caderno 32).
MONTEIRO, C. L. B. Técnicas de Avaliação sensorial. 2. ed. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, CEPPA, 1984. 101 p.