Curso avançado de Análise Sensorial: Flavor e Off-Flavors de cerveja
Curso avançado de Análise Sensorial: Flavor e Off-Flavors de cerveja
Análise Sensorial, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT,1993) refere-se a uma disciplina científica utilizada para evocar, medir, analisar e interpretar reações no organismo às características dos alimentos e materiais quando percebidos pelos sentidos da visão, gustação, olfato, tato e audição.
A análise sensorial em cerveja pode ser aplicada para diferentes objetivos, como, por exemplo, identificar substâncias que são desejáveis em certo produto (flavor), visando manter as suas características comerciais, atendendo as exigências dos consumidores. Outra importante aplicação é detectar na cerveja substâncias indesejáveis e relacionar os off-flavors com o processo produtivo, envase ou armazenamento de cervejas e entender como melhorar os processos a partir dessa informação.
O curso avançado de “análise sensorial: Flavor e off-flavor de cerveja” busca desenvolver no participante habilidades avançadas de degustação de cerveja e identificação de flavors e off-flavors (defeitos sensoriais), através do treinamento, por meio da utilização de padrões analíticos, em diferentes concentrações. O profissional treinado, através dos defeitos sensorias, pode detectar falhas no processo de produção da cerveja e, adicionalmente, corrigi-los e eliminá-los do processo.
O curso é voltado a alunos que tenham experiência anterior em análise sensorial e na identificação de flavors e off-flavors em cervejas. Desta forma, os públicos-alvo deste curso são: sommelier de cervejas, profissionais cervejeiros, cervejeiros caseiros. Também se habilitam os alunos certificados no curso de análise e avaliação sensorial de cerveja da UFSC Blumenau.
A carga horária total do curso é composta por 8 horas presenciais que ocorrerão no Laboratório de Química Inorgânica (LABQI) da UFSC – Blumenau.
São 20 vagas e a seleção será pela ordem da inscrição e o participante deverá atender os pré-requisitos de participação (veja público-alvo) e ser maior de 18 anos. Para acessar o formulário de inscrição clique aqui. O resultado dos selecionados será dia 28/02.
Os participantes receberão certificação da UFSC após conclusão do curso observando os seguintes critérios: (1) ter presença durante toda a oferta da carga horária para alcançar a frequência suficiente e (2) tirar nota mínima de 6,0 na avaliação final.
A avaliação final será através de uma prova sensorial, onde o participante deverá identificar, uma característica desejável (flavor) e uma não desejável (off-flavor) presente em uma amostra. Com identificação do off-flavor, o participante atribuirá a causa no processo de produção responsável pelo defeito no produto.
Acesse aqui o programa do curso.
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Análise sensorial dos alimentos e bebidas: terminologia. 1993. 8 p.
CHAVES, J. B. P. Análise sensorial: histórico e desenvolvimento. Viçosa: Editora UFV, 1998. 31 p, (caderno 32).
MONTEIRO, C. L. B. Técnicas de Avaliação sensorial. 2. ed. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, CEPPA, 1984. 101 p.