Livro: Química da Cerveja

23/03/2022 01:58

Química da Cerveja – Uma abordagem química e bioquímica das matérias-primas, processo de produção e da composição dos compostos de sabores da cerveja

O livro

Química da Cerveja é fruto (1) da necessidade pessoal em me aprofundar sobre os conceitos químicos e bioquímicos presentes na produção da cerveja, (2) da falta de um livro nacional, escrito em português, com termos comumente utilizados pelos cervejeiros brasileiros, e que fosse totalmente dedicado para oferecer a esse segmento literatura técnico-científica na área, (3) da falta de um livro texto que pudesse ser adotado na disciplina de Fundamentos de Produção de Cerveja – disciplina optativa do Curso de Química da UFSC Blumenau e (4) da falta de um manuscrito que contivesse, em linguagem acessível, as respostas das dúvidas mais recorrentes das centenas de alunos que já participaram dos meus cursos relacionados a cerveja nos últimos 8 anos enquanto docente da UFSC.

O que é abordado no livro?

O conteúdo do livro está distribuído em 11 capítulos divididos em 5 partes além de contar com 2 apêndices, seção de referências e índice remissivo.

Resumidamente, a primeira parte é dedicada aos ingredientes utilizados na produção de cerveja (maltes e adjuntos, lúpulo, água e leveduras), na segunda parte o enfoque está na levedura, principalmente nos processos bioquímicos associados ao seu metabolismo, a terceira parte descreve o processo de produção e sua influência na composição do mosto cervejeiro, a quarta parte é focada na fermentação e na maturação da cerveja e por fim, a quinta parte descreve a composição química da cerveja e os sabores associados a essa composição, finalizando o capítulo com as mudanças físicas e químicas que contribuem para o envelhecimento da cerveja.

O acesso ao sumário completo pode ser feito através deste link.

Propositalmente, as discussões dos conceitos abordados no livro convergem num detalhamento de como a origem da matéria-prima e a escolha da composição dos ingredientes e dos métodos empregados são diretamente relacionadas com o resultado sensorial do produto final.

Porque estudar por este livro?

Em cada capítulo o leitor irá se deparar com um conteúdo amplamente discutido e amparado em sólida base científica como trabalhos publicados em renomadas editoras e periódicos nacionais e internacionais. Ao longo de todo o texto são citadas as referencias utilizadas para o embasamento daquela discussão, como na figura abaixo:

Isto permite que o leitor/cervejeiro que se interesse por um tema em específico possa se aprofundar ainda mais pelo tópico desejado buscado na literatura as referências utilizadas no texto ou pesquisando por palavras-chaves relacionadas ao tema.

Outro ponto importante a se destacar é que grande parte das referências utilizadas como fonte de pesquisa possui em sua metodologia de pesquisa condições semelhantes as utilizadas pelas cervejarias e pelo cervejeiro caseiro, o que torna os conceitos do livro mais factíveis de serem replicados “in loco” do cervejeiro.

A quem se destina o livro?

O livro foi elaborado para que desde o cervejeiro caseiro iniciante até os grandes estudiosos no assunto tenham uma leitura agradável, acessível e estimulante na busca por conhecimento técnico-científico na área.

Química da Cerveja aborda desde conceitos genéricos que podem ser compreendidos por um leitor com conhecimentos básicos em química e biologia até conceitos complexos que exigirão além de uma base sólida em ciências exatas e biológicas, experiência com produção de cerveja.

Quanto custa e onde comprar?

O livro está à venda no site da editora Appris a um valor simbólico de R$ 67,00 e usando o cupom de desconto “cerveja20” consegue 20% de desconto.

Também está disponível em livrarias e lojas on-line como: Americanas, Magazine Luiza, Amazon, etc.

Para os estudantes da UFSC Blumenau, na Biblioteca Setorial de Blumenau (BSBLU) há 3 exemplares disponíveis para empréstimo.

Tags: cerveja artesanalcerveja artesnalLivro sobre cervejaQuímica da cerveja